segunda-feira, 21 de maio de 2018

Facebook anuncia novos recursos para os streamings ao vivo

O Facebook anunciou uma série de novidades para sua plataforma de streaming de vídeos ao vivo, com o intuito, principalmente, de facilitar a vida dos criadores de conteúdo. As novidades vêm para atender a diversos pedidos deles e permitem, por exemplo, que uma mesma transmissão seja publicada simultaneamente em diversas páginas da rede social.


Essa já é uma possibilidade com vídeos gravados, agora estendida também às transmissões ao vivo, e uma mão na roda para marcas que, por exemplo, possuem espaços dedicados a territórios internacionais, mas que produzem conteúdos que podem interessar a todos. Isso também garante que mensagens no chat, curtidas e outros engajamentos sejam registrados em um único vídeo, reduzindo a dispersão.


Também segue nesse caminho a mudança no sistema de geração de chaves, necessárias para garantir a autenticidade e também para fazer a comunicação entre o aplicativo de transmissão e os servidores do Facebook. Até agora, cada vídeo gerava um código específico, exigindo que o responsável pelo streaming realizasse passos adicionais de configuração antes de entrar no ar.


Com a aplicação de chaves permanentes, porém, o processo se torna mais rápido e ágil, reduzindo a quantidade de cliques necessários. Cada conta terá sua credencial específica, que poderá ser mudada pelo administrador em caso de problemas, mas permanecerá ativa caso contrário, facilitando a inicialização de transmissões ao vivo.


O Facebook anunciou ainda que está testando um recurso permitindo que os usuários "rebobinem" uma live enquanto ela ainda estiver em andamento. A novidade ainda está em fase de testes e também vem sendo bastante pedida pelos responsáveis por páginas, resultando em aumento no engajamento e também em uma maior fidelidade de público.


Com a opção, os espectadores podem voltar o vídeo um pouco para reverem aquele momento engraçado ou curioso que acabou de acontecer ou, então, caso cheguem atrasados a uma transmissão em andamento, a assistam desde o começo, enquanto ela ainda está no ar, sem terem que esperar a disponibilização da gravação, algo que só acontece após o final do streaming.


São medidas que, mais uma vez, chegam para equiparar o Facebook a outras plataformas de vídeo, como o YouTube, que já possuem recursos desse tipo. As mudanças valem para todos os donos de página com capacidade de transmissão ao vivo e devem ser liberadas ainda nesta semana. Já a possibilidade de rebobinar, entretanto, não tem previsão de lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário